sexta-feira, julho 07, 2006

EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO


Muitos são os questionamentos feitos pela opinião pública em torno de qual seria a solução para a situação caótica que se encontra a segurança pública nos dias de hoje. É por demais cansativo escutar discursos de especialistas e "pseudo-especialistas" que, volta e meia, apontam para a melhoria da educação como uma das soluções para o problema, no entanto, não são apresentadas propostas concretas, e nada de prático é feito, o máximo que vemos são ações isoladas de abnegados profissionais de educação que, aqui e ali, nos quatro cantos deste imenso país conseguem modificar um pouco a realidade à sua volta, às custas de muito esforço e sem contar praticamente com nenhum apoio do poder público. Pois bem, venho modestamente apresentar a minha análise da situação e a minha, digamos assim, "proposta":
Baseado no conceito de estrutura de Lévi-Strauss, considero que as instituições hoje em dia já não têm a mesma configuração que tinham há 50 anos atrás, entre elas, a principal instituição de socialização do ser humano, a família. O que nos deparamos na realidade atual não é a perda dos valores da família, mas sim a transformação desses valores. Hoje em dia, um pai já não representa para o filho, o mesmo que representava há 30 ou 40 anos atrás, com isso, o indivíduo(sobretudo das camadas menos favorecidas) já sai do seio da família sem carregar consigo, conceitos básicos de respeito ao próximo, ao superior e à própria vida, e tem ainda essas distorções alimentadas ao longo de sua vida, pela televisão, que mostra, sem critérios, exemplos tristes, como o caso da garota rica que planejou a morte dos pais, que não queriam autorizar o seu namoro.
Considerando estas observações, podemos concluir que a família(de uma forma geral) já não tem a força necessária para dar ao indivíduo a formação mínima que ele deveria ter ao ingressar no convívio social mais amplo. O que acontece então é a transferência desta responsabilidade para a escola, que, infelizmente, na maioria das vezes, não está preparada para corresponder a estas expectativas, ainda mais porque enfrenta uma concorrência desleal em termos de horário, ou seja, enquanto a escola permanece com o aluno durante cerca de quatro horas por dia, a família(com todas as distorções comportamentais que vemos) fica com a criança durante as vinte horas restantes, incluindo o horário da televisão. Qual a minha proposta então? A proposta é justamente (além da providência que já foi tomada, de antecipar o ingresso das crianças na escola pública) aumentar o período de permanência do aluno na escola, baseado em um projeto pedagógico bem elaborado, afastando-o do convívio nocivo, dos maus exemplos, da ociosidade, e aproveitando esse tempo extra para incentivar a prática de esportes. Quero ressaltar no entanto, que, obviamente, o convívio com a família é extremamente edificante para a formação da personalidade das pessoas, entretanto, o excesso acaba por fazer com que a criança assimile valores negativos intrínsecos da sociedade atual, como a disputa desenfreada pelo poder, a falta de respeito mútua, a banalização da violência, a perda dos valores morais ligados à sexualidade, etc. Todos estes aspectos facilitados através da televisão, nos horários mais impróprios possíveis. Sei que não estou aqui falando de uma estratégia mirabolante, nem de uma incrível novidade, porém, uma vez que, nada de novo é posto em prática e não se vislumbra nenhuma perspectiva de diminuição dos níveis de violência mesmo que a médio ou longo prazo, sinto-me bem à vontade para expressar minha idéia, e convocar todas as pessoas da sociedade para defender esta bandeira, assim como todas aquelas bandeiras em que elas realmente acreditem, pois já está mais do que comprovado que, a situação de caos que o Brasil vive, dentro das mais diversas áreas, jamais será revertida se dependermos apenas dos nossos políticos, uma vez que, a maioria deles está muito ocupada com outros assuntos como: mensalão, fraudar licitações, transferir dinheiro para o exterior ilegalmente, etc...
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